Mas-cara

Desenho com Stylo noir sobre papel Canson A2

2022

A constituição vocabular do título já propicia portas de acesso a possibilidades de leitura. A ideia de “máscara” traz desde uma questão mitológica e ritualística a uma reflexão sobre aquilo que queremos esconder e o que desejamos revelar. O que está visível nela é uma declaração de intenções; o que se vela, um conjunto de forças escondidas. As “caras”, portanto, podem ser “mas” (uma oposição), “más” (no sentido de guardar energias que podem desenvolver ações violentas ou desmedidas) ou “mais”, pela múltipla quantidade. Ao se observar a imagem, surgem mais caminhos. Se a figura central, aponta para uma máscara, no sentido de uma força primordial da natureza ou instintiva humana), as duas laterais podem ser associadas a princípios masculino e feminino ou bem e mal, entre muitos outros. O melhor caminho talvez seja entendê-las como dualidades. Apresentam vários aspectos ao mesmo tempo, o que as torna mais sedutoras e misteriosas, apontando para as dualidades que nos compõem e para as máscaras que efetivamente usamos ou desejamos vestir.

Oscar D’Ambrosio

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